Design de sinalização
O design de sinalização existe para que os funcionamentos de certos ambientes aconteçam de maneira efetiva, ou para que sejam melhorados. Por exemplo, como encontrar o caminho para os sanitários em um grande shopping? Ou ainda, as saídas de emergência de um edifício comprometido?
É a partir destes exemplos que podemos compreender o conceito. Pode parecer simples, mas, criar símbolos que mandem uma mensagem exata e que seja completamente compreendida em seu significado, inclusive por pessoas de outros países, é bastante desafiador.
Neste sentido, para citar alguns exemplos, um projeto de sinalização pode incluir um universo de indicações: dos diferentes ambientes de um espaço, suas vias de acesso, como se dá o fluxo de pessoas, os diferentes setores ou departamentos existentes ali, as atividades e outras especificidades do local. Se pensarmos em acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, as sinalizações podem ser táteis, sonoras, enfim: inúmeras possibilidades.
A tipografia e o material onde ficarão inscrito as sinalizações são escolhas fundamentais para uma boa sinalização. Essas escolhas dividem-se entre uma boa sinalização que ao mesmo tempo sustente a identidade visual da empresa.
Falando de placas, os materiais de aço e plástico são especialmente úteis para uma série de funções. O aço possui baixíssima taxa de deterioração em relação à umidade e luz solar. Por isso é ideal para ambientes externos. Dentro da forte tendência nas fachadas de empresas com a letra caixa, este material é perfeito. Seu acabamento pode ser diverso – galvanizado, escovado, polido – para dar o toque final do estilo desejado.
Além de fachadas externas, o aço dá um toque altamente elegante à placas indicadoras de salas ou nomes, como em consultórios e prédios comerciais.
O acrílico por sua vez é muito versátil. Ele se insere como uma alternativa ao vidro, mais leve, seguro e transparente. Além de fácil impressão a laser, o que o garante como campeão na comunicação visual sofisticada. A partir disto, diversos usos são atribuídos a ele. Um exemplo são aqueles mapas indicando os diferentes estabelecimentos em cada andar de um prédio, com cores distintas. São diversas marcações no mesmo material. Portanto ele é útil, versátil, durável e econômico.
Aqui na Digital Sul somos especialistas no design de sinalização. Nossa experiência proporciona uma comunicação visual ao cliente que atenda à identidade da sua empresa aliada às mensagens a serem transmitidas. Venha conhecer nosso trabalho com placas de aço e acrílico.
Entre em contato e saiba mais!